• Otoflix

Conduto Auditivo Interno

O CAI é um canal ósseo presente no ápice da porção petrosa do osso temporal (também chamada de rochedo), próximo do tronco encefálico (ângulo pontocerebelar), com um tamanho aproximado de 8 mm de comprimento. No seu interior percorrem o nervo vestibulococlear e o facial. O VIII nervo craniano, na realidade, é um conjunto de 3 nervos: n. vestibular superior, n. vestibular inferior e n. coclear. Estes nervos estão dispostos de uma forma relativamente constante no interior do CAI, que tem implicações cirúrgicas para sua correta localização. Para isto, existe um mnemônico para gravarmos suas posições: 7up! (7 “em cima”).


Ora, os nervos vestibulares estão localizados posteriormente (eles inervam o vestíbulo, que é posterior). O nervo coclear e o facial estão anteriormente (a cóclea é anterior e a face também). Utilizando nosso mnemônico saberemos que o facial está em cima, logo o coclear embaixo; o vestibular superior em cima e o inferior embaixo. Pronto, montamos nosso CAI:


Também no interior, existem duas estruturas que separam os nervos entre si: a crista falciforme, que é uma fina camada óssea que separa os andares superior e inferior; e a barra de Bill, que divide a região anterior da posterior.


#condutoauditivo #anatomia #otologia

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo